sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Secretaria de Saúde de Canindé realiza campanha de conscientização contra febre amarela

Uma campanha de conscientização da Secretaria de Saúde em parceria com a 5ª Célula Regional de Saúde começa a alertar as pessoas sobre a doença da febre amarela e quais os procedimentos a serem adotados. De acordo com Ueslianne Fernanda, da coordenação do Programa Imune Biológico, a orientação da 5ª CERES, é que as vacinas só devem ser liberadas para quem viaja a trabalho nas áreas de risco, isso na zona rural das regiões afetadas.
‘’As pessoas que necessitam da dose para viagens em países com o vírus precisam tomar a vacina, isso porque o consulado de origem já exige esse procedimento’’, explica Ueslianne.
Segundo ela, o paciente pode contrair a doença sem a necessidade de tomar a vacina, porque existe uma cultura de se tomar a dose sem necessidade. Só aplicamos a agulha no paciente com orientação médica’’, avisa.
‘’Se alguém necessitar tomar a vacina é necessário procurar a Secretaria de Saúde de Canindé, 15 dias antes para que seja providenciada junto ao Governo do Estado’’, frisa a Secretária de Saúde Nilvane Teófilo.
‘’A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda transmitida por mosquito. Há duas versões dela: a rural, transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes, e a urbana, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti (o mesmo responsável pela dengue, chikungunya e zika). A febre amarela urbana foi erradicada do Brasil em 1942. A rural, não. Ela é bastante comum em macacos, os principais hospedeiros do vírus. Quando um mosquito pica um macaco infectado, ele se contamina e passa a transmitir o vírus para outros macacos e para humanos’’, explica a Secretária de Saúde Nilvane Teófilo.
A doença é caracterizada por febre alta com início súbito, dores de cabeça e no corpo, fraqueza e náuseas. Cerca de 85% dos pacientes melhoram. O restante, no entanto, apresenta uma forma mais grave da doença, caracterizada por icterícia, hemorragia, choque e insuficiência. Essa forma mais grave tem um índice de letalidade que chega a 50%.
Os médicos apenas fazem o tratamento sintomático com analgésicos e antitérmicos (alguns deles, entretanto, são contraindicados porque podem favorecer a hemorragia).
Há vacina contra a febre amarela se encontra no Sistema Único de Saúde. Ela, no entanto, só está disponível em áreas consideradas de risco ou em casos de surtos específicos, como o que está acontecendo agora. A vacina é recomendada normalmente nestas regiões: 
Canindé tem hoje, num raio de 3.218,4km2, uma população de 74.473, distribuída em 46.875 na zona urbana e 27.598 na área rural.

Foto e texto de Antônio Carlos Alves

0 comentários :

Postar um comentário

  © Blog do Gustavo Justa - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo